sábado, 14 de maio de 2011

Ao Sul da Fronteira


O documentário de 75 minutos descreve, por meio de diversas entrevistas, as mudanças políticas vividas em todo o continente sul-americano nos últimos dez anos, a partir da eleição de Hugo Chávez em 1998, na Venezuela. As entrevistas se contrapõem às chamadas feitas por noticiários das grandes mídias norte-americanas. O filme põe em evidência a campanha midíatica impulsionada pelos meios televisivos norte-americanos contra os processos de mudanças vividos na América Latina e especificamente na Venezuela.
“Foi o primeiro presidente latino-americano que desafiou ao Fundo Monetário Internacional, essa organização neoconservadora que obriga a aplicar medidas duras em todo o continente e que provocou a desvalorização na Argentina, por isso o considero um herói”, afirmou Stone. “Chávez se revelou um fenômeno, viajamos muito, quase um ‘road movie’ (filme de estrada, em inglês), para ver a incrível mudança que está atravessando este país”, comentou, sobre a produção do filme.
O roteirista do filme, o historiador e escritor anglo-paquistanês, Tareq Ali, destacou que “os meios de comunicação dos Estados Unidos e Europa atuam contra a América do Sul e todos os seus presidentes. Então decidimos fazer um filme que desafie todas essas campanhas. A idéia é mostrar ao público norte-americano, quem são esses presidentes para que possa decidir e formar sua própria opinião”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário